Ilhéus tem todos os leitos de UTI ocupados e aguarda resultado de 146 exames

Hospital Costa do Cacau disponibilizará mais leitos de UTI
Arquivo/Clodoaldo Ribeiro

Centro e quarenta e seis pessoas em Ilhéus, com sintomas de terem contraído a Covid-19, tiveram material coletado e aguardam pelo resultado da análise no Laboratório Central da Bahia (Lacen). Mas por outro lado, todas as 31 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizadas na rede hospitalar do município, estão ocupadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, providências já estão sendo adotadas para ampliar a capacidade com mais cinco leitos no Hospital de Ilhéus, onde só falta aditivo de.contrato, 10 no Hospital Vida Memorial, programados para ser entregues na próxima segunda-feira, e mais 10 no Hospital Regional Costa do Cacau, previsto para entrega na próxima semana.

Segundo explicou o secretário, o sinal de alerta está aceso, considerando que deste total de exames que a Sesau aguarda retorno, a média da necessidade de ocupação de novos leitos de UTI fica em torno de 5 a 7 por cento.

Um um atualizado diagnóstico de análise sobre a incidência da doença em Ilhéus, autoridades avaliam que, considerando a quantidade leitos de retaguarda de UTI, o Centro de Atendimento Covid-19, os leitos clínicos e a quantidade de atendimento por médicos e profissionais de saúde dos pacientes “ativos”, uma margem de “segurança” de crescimento da infecção do SARS-Cov-2, se situaria dentro de uma taxa de crescimento diário de casos de 2,5% (piso), abaixo  do ideal.

O índice de 5,5% de crescimento de casos/dia, já estaria bem fora da curva ideal e acionaria a luz laranja. O Estado da Bahia está com a média de 6% de crescimento dia. A partir de 8,3%, a situação passaria a ser considerada fora de controle, “aspiral de crescimento descontrolado”, luz vermelha, e medidas mais duras teriam que ser tomadas de imediato, passaria a ser pensado  o  Lokdown.